quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Alimentação




Alimentação

A quantidade de comida que um cavalo precisa depende da sua idade, saúde e da actividade física que se requer. O carácter do cavalo também tem importância na sua alimentação. Um cavalo com peso a mais será menos alegre do que um bem alimentado. Como nas pessoas, o clima e o ambiente é outro factor a ter em conta na sua dieta. Portanto, no Inverno ele terá mais necessidades de comida do que no Verão, principalmente para manter a temperatura do seu corpo.
As coisas entre um cavalo doméstico e um selvagem não são as mesmas. Em liberdade, o cavalo como quase sempre. O seu estômago é relativamente pequeno, e por isso aconselha-se que eles se movimentem com frequência. Para alimentar um cavalo, três vezes ao dia é suficiente, mas se ele não é muito activo, então duas vezes chegam. Se ele é muito activo de dia, então recomenda-se que a sua alimentação seja feita à tarde. É importante seguir uma rotina em termos de comida, para que ele não fique nervoso ou possa sofrer indigestões. Também, antes de montar o cavalo, deve-se esperar pelo menos uma hora depois da sua última refeição. Igual a nós, a água é o alimento básico que nunca deve faltar. Deve ser limpa e fresca, a uma temperatura de dez graus aproximadamente e não pode ter um sabor diferente, senão o cavalo não a irá beber. Se a água for demasiado fria, o cavalo pode ficar com cólicas.
Devemos deixar o cavalo beber a água que ele quiser, mas também devemos não deixar que ele beba demasiada logo duma vez.
Tipos de comida

Biscoitos Concentrados
São um alimento bastante composto e completa para cumprir as necessidades básicas numa dieta equilibrada do animal. São fáceis de dar, normalmente junto com o feno e as cenouras. Devemos ter em conta a actividade realizada pelo cavalo para eleger o concentrado adequado. Não é o mesmo para um cavalo para montar, para um de corrida ou para um pónei.
Feno
Há dois tipos de feno, dependendo do momento da colheita. O primeiro, a finais da Primavera, tem um valor nutricional maior do que o da segunda colheita, que realiza-se normalmente em Agosto. Deve deixar-se secar durante seis semanas. O cavalo pode comer todo o feno que desejar, o que evita que ele se aborreça, mas o feno tem que ser sempre de boa qualidade. Se o cavalo sofrer de problemas respiratórios, então aconselha-se a humedecer o feno antes da sua ingestão.
Erva
As ervas contêm os minerais necessários para a sua dieta. O cavalo utiliza os seus lábios flexíveis para escolher a erva que mais gosta. Os cavalos que alimentam-se apenas de erva costumam ter a barriga mais volumosa, por isso este tipo de alimentação não é aconselhado a quem pretender correr com o seu cavalo.
Aveia
Aveia é um alimento muito nutritivo e fácil de ingerir, especialmente se juntar-se com o feno. Contribuir para manter o cavalo em boa forma e com energia, o que é recomendados para cavalos que têm de ter um bom rendimento durante grandes períodos de tempo.
Cenouras
São uma fonte de Vitamina A, assim ricas em caroteno. Utilizam-se normalmente para completar a dieta diária dos cavalos.
Forragem
Têm pouco valor nutricional, como as cenouras, mas servem para completar a sua dieta e o animal gosta. Para cavalos magros, recomenda-se a forragem seca, porque é rica em calorias. A polpa seca primeiro tem que estar de molho para evitar cólicas e deve consumir-se nas 24 horas seguintes para que não fermente.
Doces

Os doces, como em quase todos os animais, não são bons, mas quem é que não gosta de um doce? Eles gostam especialmente de torrões de açúcar e de pastilhas de menta, mas é preferível que estes elementos não encontrem-se na dieta. Também existe biscoitos para cavalo com sabor a cenoura ou a maçã.


Sem comentários:

Enviar um comentário